






É um marco histórico para a juventude da província de Benguela, o município do Lobito acolheu nos dias 08 e 09 de Maio a 1ª Feira sobre Saúde Sexual e Reprodutiva, uma iniciativa integrada no âmbito do Projecto Chance, financiado pela União Europeia.
A actividade foi promovida pelo Consórcio das Organizações, composto pela Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS), o Centro de Apoio aos Jovens (CAJ), a Organização de Interação Comunitária (OIC) e o Instituto Superior Jean Piaget de Benguela, com apoio técnico do Hospital Vall d’Hebron de Espanha.
Realizada no Parque do Hiper Mercado Kero, a feira ofereceu uma vasta gama de serviços de saúde gratuitos, como testagem do VIH, medição da pressão arterial, controlo de peso, além de palestras educativas e sessões em plenária com foco nos direitos sexuais e reprodutivos, prevenção de ISTs, métodos contraceptivos e bem-estar juvenil.
Durante os dois dias de evento, centenas de jovens participaram de mesas redondas e debates intensos, fortalecendo a troca de conhecimentos e o empoderamento sobre temas cruciais para a saúde e cidadania juvenil.
O ponto alto da Feira foi a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) entre o Administrador Municipal do Lobito, Sua Excelência Sr. Carlos Pacatolo, e a Coordenadora do Projecto Chance, Sra. Esperanza Esteban, em representação ao Hospital Vall d’Hebron. O acto oficializa o compromisso institucional da Administração Municipal do Lobito com a causa da saúde sexual e reprodutiva dos jovens, sinalizando um novo tempo de cooperação entre o poder público e as organizações da sociedade civil.
O Projecto Chance é financiado pela União Europeia. A realização da Feira de Saúde foi da exclusiva responsabilidade do consorcio Chance e não reflete necessariamente a Posição da União Europeia.
