






No dia 24 de #Agosto de 2025, realizou-se a 6.ª edição do #Café_Cultural, no âmbito da #Jornada_Provincial_da_Juventude_2025, sob o lema “Acções Locais da Juventude para os #ODS e Além”.
O evento, iniciativa do Grémio de Artes Elongiso, teve como tema “A Arte como Ferramenta de Transformação Social no Quotidiano das Comunidades e a sua Contribuição para os ODS”. Foram convidados o escritor, crítico literário, docente universitário e analista social David Calivala e o artista afrocêntrico Punho Mwenho, que reflectiram sobre a temática referenciada.
A animação cultural contou com atuações de #Helena_Kassanga, #Inácio_Sambissa, #Vasco_Chioca, #Grémio_de_Artes, #Power_Dance e #Kudurista #Mega_Squad.
Com o apoio da União Europeia, através do Projecto Chance, o Café Cultural reafirma-se como espaço que valoriza a juventude e promove a arte como motor de transformação social.
Segundo #Punho_Mwenho, “falar de arte é falar da vida, da identidade e da manifestação de hábitos e costumes de um povo”. Para o artista, o africano faz arte com uma função de representação, refletindo a sua cultura e realidade.
Já o #Professor #David_Calivala destacou a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e das suas metas, sublinhando que a falta de informação leva muitas pessoas a desconhecerem questões fundamentais. Para ele, em todas as formas de arte existe sempre uma dimensão de subjetividade, pois partem do real e o recriam de forma criativa.
O CAFÉ CULTURAL É PARTE DAS ACÇÕES DA JORNADA PROVINCIAL DA JUVENTUDE, FINANCIADA PELA UNIÃO EUROPÉIA ATRAVÉS DO PROJECTO CHANCE.
